
Apoiado pela Adetuc e com direção do cineasta Nival Correia, a produção audiovisual é inspirada no trabalho de fotógrafo nascido no Tocantins e seus registros fotográficos que expõem a diferença étnico-religioso dos povos do México, Índia, Ethiópia e Brasil
Histórias que tratam do amor, dor, empatia, superação e, principalmente, a pluralidade dos seres foram registradas sob as lentes do fotógrafo Daniel Taveira e estarão disponíveis no documentário “Anonymous”.
A produção audiovisual dirigida pelo cineasta Nival Correia e é inspirada no livro que também recebe o título de “Anonymous”, de Daniel Taveira, sendo fruto do de projeto aprovado pela Lei Aldir Blanc, executada pelo Governo do Tocantins, por meio da Agência Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), com apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Fundo Nacional de Cultura.
O documentário, produzido em Palmas, teve as gravações iniciadas neste mês de julho, com previsão de lançamento até o mês de dezembro. A produção traz uma leitura cinematográfica para as obras fotográficas de Daniel Taveira, natural da cidade de Tocantinópolis, no Tocantins, por meio de abordagens e entrevistas com fotógrafos, antropólogos, psicólogos e sociólogos com a finalidade de compreender o comportamento humano e suas diferenças étnicas.
Esses registros fotográficos foram capturados por Daniel Taveira, em viagens pelo mundo, por meio de uma abordagem mais artística e factual, no México, onde reside há cerca de 10 anos, Índia, Ethiópia e Brasil, buscando compreender as diferenças étnico-religiosa dos povos. Segundo o fotógrafo, as imagens mostram representações fidedignas da diversidade humana, abundante em cores e formas. “As imagens mostram a singularidade do cotidiano através da luz, cores, formas, expressões e principalmente emoções de pessoas que vivem com poucos recursos em todo o mundo”, adianta o fotógrafo.
Mais que um click, um sentimento, um olhar entre emoção e a realidade sob as lentes de Daniel Taveira. Esta é a mensagem que o documentário Anonymous pretende apresentar. De acordo com o cineasta Nival Correia, a iniciativa de transformar todo esse universo fotográfico em produção audiovisual surgiu do interesse de ampliar o trabalho artístico com impacto da visão entre o artista e obra. “O documentário vai tratar de ancestralidade e comportamento com foco no trabalho fotográfico de Daniel Taveira, que tem um olhar humano sobre a imagem e personagens, mostrando um perfil de sociedade que ainda busca a ancestralidade e costumes antigos, mesmo em tempos modernos. Cada personagem fotografado tem uma personalidade intrínseca e pessoal”, avalia Nival Correia.
Para o presidente da Adetuc, Jairo Soares Mariano, Jairo Mariano, a iniciativa é oportuna para dar visibilidade a arte audiovisual do nosso Estado, destacou, enfatizando que o governador Mauro Carlesse valoriza eventos dessa natureza, que coloca em destaque os cineastas tocantinenses.
Conheça Daniel Taveira
Nascido na cidade de Tocantinópolis (TO), Daniel Taveira reside há 10 anos no México. Em 2010, depois de deixar de lado o Mestrado em Finanças pela Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, mudou-se para o México, onde conheceu a renomada fotógrafa Nadine Markova e se tornou seu discípulo. Estudando sobre Markova, Taveira começou a perseguir o momento decisivo, onde suas lentes captaram a singularidade do cotidiano através da luz, cores, formas, expressões e principalmente emoções.
Ele expõe seus trabalhos, resultado de intensas e minuciosas pesquisas, em grandes centros internacionais, públicos e privados. Possui vários prêmios internacionais e livros publicados, tais como: ANONYMOUS, Arte e Fotografia, Daniel Taveira e PRESENCIA AFRICANA, Fotografia e Poesia, UAQ – Universidad Autónoma de Querétaro
.
Produzido em Palmas, gravações foram iniciadas neste mês de julho. Lançamento deve ocorrer até dezembro. – Divulgação
Fonte: Henrique Lopes / Secom/TO.
Capa home: Produção traz uma leitura cinematográfica para as obras fotográficas de Daniel Taveira. – Foto: Divulgação
Posts recentes
- BANCO DA AMAZÔNIA OFERECE LINHAS DE CRÉDITO NA 55ª EXPOARA 2023
- Econúcleo: Defensoria Pública inaugura nesta sexta-feira, 2, sede própria da Instituição em Colméia
- Semana do Meio Ambiente de Araguaína terá foco na preservação e cuidados com a água
- Meio Ambiente e instituições parceiras realizam mais uma etapa de preparação da oficina de REDD+
- Marcus Marcelo solicita criação de cargo para profissionais de apoio a alunos com deficiência
- Setur mobiliza municípios com ação educativa sobre o Cadastur
Categorias
