Em visita às aldeias São José, município de Tocantinópolis, e Xambioá, em Santa Fé do Araguaia, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) prestou atendimento jurídico aos indígenas das etnias Apinajé-Pempxá e Karajá.

A DPE-TO integrou a comitiva do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), por meio do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas do Tocantins, na última sexta-feira, 22, e no sábado, 23, durante ação que busca contribuir para a efetivação dos direitos indígenas no sistema de Justiça, por meio da realização de atendimentos e orientações jurídicas.

Segundo o coordenador do Núcleo Aplicado de Minorias e Ações Coletivas (Nuamac) de Araguaína, defensor público Pablo Mendonça Chaer, que esteve nas aldeias, a maior demanda foi referente à retificação de registro civil, quando os indígenas buscaram informações de como acrescentar a descendência indígena ao sobrenome ou solicitaram alteração quanto à ortografia. “É muito importante que a Defensoria Pública não aguarde as demandas chegarem, mas se desloque até as aldeias, a essas comunidades carentes para verificar de perto as maiores necessidades dessa população tão especial, que são os indígenas”, declarou o defensor público.

A defensora pública Aline Mendes de Queiroz, que atendeu aos indígenas Karajás, em Santa Fé do Araguaia, considerou que a visita foi uma oportunidade de assegurar os direitos das comunidades indígenas. “A parceria com a Defensoria torna ainda mais eficiente essa visita institucional às aldeias para que a gente possa instrumentalizar todas as maneiras de levar a justiça para essas comunidades”, disse.

Para os atendimentos, os Defensores Públicos contaram com o apoio das servidoras Kellita Mikaelly Fernandes Gomes e Caroline Megg Silva Torquato.

A parceria da DPE com o TRE é resultado de uma articulação dos Núcleos Regionais de Palmas e Araguaína, e dos Núcleos Especializados de Minorias e Ações Coletivas e de Defesa dos Direitos Humanos.

Fonte: Cinthia Abreu/ Comunicação DPE-TO

Foto: Ascom TRE-TO/DivulgaçãoFoto: DPE-TO Araguaína/Divulgação

Posts mais recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

Aciara AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania CPT Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura direitos humanos DPE-TO eleições Fieto-TO indígênas Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política Porto Nacional Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT PT Tocantins Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sustentabilidade Sáude TO. Tocantins Turismo Unitpac Via Lago

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons