Serão onze pontos nos quais os pedestres atravessarão entre as pistas e canteiros e os motoristas serão obrigados a reduzir a velocidade a menos de 30 km/h
A Prefeitura de Araguaína está instalando lombofaixas na Via Lago e em alguns trechos já está sendo garantida a acessibilidade e o controle de velocidade. Ao todo, serão onze pontos nos quais os pedestres poderão atravessar com mais segurança entre as pistas e canteiros, além de servir como rampa do estacionamento para o calçadão.
“A altura da faixa elevada e a inclinação das rampas foram dimensionadas para que o dispositivo sirva como um redutor de velocidade e também como uma rampa de acessibilidade, permitindo o acesso do estacionamento ao calçadão e vice-versa. Assim, a inclinação máxima das rampas é de 8,33%, como prevê a NBR 9050”, explicou o diretor de Engenharia e Planejamento da Agência Municipal de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Caio Augusto Lobo.
A velocidade máxima na Via Lago é de 40 km/h no trecho que vai da Avenida Filadélfia até o fim do calçadão, onde passa a ser de 50 km/h até o Complexo Esportivo. Após a finalização do projeto, será reduzida para 30 km/h nas proximidades das faixas elevadas. “É uma via arterial da cidade, mas com grande fluxo de pedestres e ciclistas, que são os mais vulneráveis no trânsito, por isso é necessário obrigar que os motoristas reduzam a velocidade a menos de 30 km/h, que é uma velocidade segura para todos”, detalhou Caio.
Fonte: Por Marcelo Martin – Foto: Marcos Sandes/Ascom
Posts recentes
- Unidades Básicas de Saúde de Araguaína terão horário estendido durante a campanha do Novembro Azul
- 2º turno: FIETO/Instituto Veritá divulgam segunda rodada de pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Palmas
- Lago Center Shopping de Araguaína abre suas portas para toda a população
- Expedição Quilombos: saberes medicinais dos quilombolas são alvo de pesquisa apoiada pela Fapt
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
Categorias