O presidente do InstitutoNatureza do Tocantins (Naturatins), Marcelo Falcão, acompanhado de técnicos da Assessoria de Planejamento (Astep), recebeu na manhã desta quarta-feira, 21, representantes de uma consultoria contratada pelo órgão para realizar umdiagnóstico, que deverá apontar quais os mecanismos para desenvolver Modelos de Parceria Público-Privada (PPP) que possam garantir a sustentabilidade financeira de unidades de conservação do Estado.
A chefe da Assessoria de Planejamento (Astep), Larissa Cintra, esclarece que a consultoria visitou os Parques Estaduais do Cantão, Jalapão e o Monumento Natural das árvores Fossilizadas e atualmente está validando os produtos com a equipe técnica do Naturatins. “Os estudos indicam as particularidades de cada uma das unidadespara que, ao final, tenhamos um modelo mais eficiente de gestão para cada umadelas”, destacou.
Durante a visita técnica, opresidente Marcelo Falcão enfatizou que vislumbra, a partir das propostas apresentadas pela consultoria, a possibilidade de a população conhecer eutilizar as unidades de conservação. “A nossa biodiversidade é muito rica eneste sentido necessitamos saber qual é o custo benefício dessas unidades paraa gestão. Assim poderemos dar um melhor uso às unidades, com o apoio, o aval da sociedade”, destacou.
A contratação da consultoria da empresa Convergência Sustentabilidade faz parte das atividades executadas no contexto do Projeto de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável(PDRIS), do Banco Internacional para a Reconstrução e o Desenvolvimento (Bird).
Para a sexta-feira, 23, a equipetécnica da consultoria visitará o Parque Estadual do Lajeado e posteriormente o Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, quando serão apresentadas propostasde trabalho para estas unidades. A consultoria tem duração de seis meses. (Tânia Caldas/Governo do Tocantins)
Posts Recentes
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
- IEL divulga mais de 50 vagas de estágio remunerado em 5 municípios do Tocantins
- Reconhecida pela ONU, Prefeitura de Araguaína já prestou assistência para 140 imigrantes e compartilhou as boas práticas com outras cidades
- Vagas gratuitas: Escola SESI de Araguaína oferece matrículas para EJA EAD Profissionalizante
- Inteligência Artificial: entre o bem e o mal
Categorias