A Prefeitura de Araguaína publicou o Decreto 240/20, que autoriza a retomada de aulas presenciais de Instituições de Ensino Particulares e a reabertura de bares, clubes recreativos e do Parque Cimba. As novas medidas foram tomadas após dados que apontam tendência de queda nos casos de covid-19 no município.
“Temos hoje em funcionamento 46 leitos de UTI e 65 clínicos, com a possibilidade de ampliarmos mais 5 de UTI e 10 clínicos no Hospital Municipal de Campanha e os que aguardamos com a primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado”, afirmou o prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas.
A visitação ao Parque Cimba seguirá regras de distanciamento social que serão divulgadas pela Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer. Os clubes recreativos também foram autorizados a reabrir, mas não poderão permitir a prática de esportes de contato, apenas as atividades individuais ou ar livre podem ser realizadas.
Leia Mais…
- Unidades Básicas de Saúde de Araguaína terão horário estendido durante a campanha do Novembro Azul
- 2º turno: FIETO/Instituto Veritá divulgam segunda rodada de pesquisa de intenção de votos para prefeitura de Palmas
- Lago Center Shopping de Araguaína abre suas portas para toda a população
- Expedição Quilombos: saberes medicinais dos quilombolas são alvo de pesquisa apoiada pela Fapt
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
Sobre a retomada das aulas presenciais, o decreto dá autonomia para as Escolas Particulares definirem o retorno das atividades, obedecendo as medidas restritivas, como uso de máscara, higienização e distanciamento. O novo calendário letivo deverá ser encaminhado à Secretaria Municipal da Educação.
Os bares foram liberados para reabertura e incluídos no grupo em que estão restaurantes e similares. Para voltar ao funcionamento, os proprietários devem preencher o formulário de flexibilização e assinar o termo de compromisso para cumprimento de todas as medidas necessárias. O consumo de bebida alcoólica está liberado somente nesses locais.
Também foi ampliado o número de público para até 100 clientes. O proprietário deverá limitar o espaço com o uso de mesas com seis lugares e o afastamento mínimo de dois metros entre elas. Todos os clientes só podem ser atendidos sentados. O horário de fechamento continua o mesmo, às 22 horas de domingo a quinta-feira e às 23 horas às sextas-feiras e sábados.
As igrejas católicas e os templos também receberam a flexibilização para realizar celebrações religiosas com a presença de fieis. Contudo, é necessário providenciar distanciamento entre os assentos por, no mínimo, dois metros.
Proibição
Para evitar o contato, continuam suspensos os eventos musicais ao vivo, dançante ou de qualquer outro tipo. Para animação dos estabelecimentos, é permitido somente uso de pequenos equipamentos de som, limitado a 50 decibéis.
(Com informações da Prefeitura de Araguaína)
Categorias
Redes Sociais!
Assinar!