Previsão é que a indústria seja instalada no segundo semestre de 2019 Meio Ambiente/Governo do Tocantins
A empresa Grupo Balfar Indústria Fotoelétrica/AS, de São Paulo, vai investir US$ 2 bilhões de dólares para o funcionamento de uma indústria voltada para a produção de células fotovoltaicas no Tocantins, com intermédio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A previsão é que a indústria seja instalada no segundo semestre de 2019 em local ainda a ser definido, com a expectativa de geração de cerca de mil vagas de trabalho.
A instalação da indústria no Estado foi confirmada após a assinatura de Carta de Intenção com o diretor-presidente do Grupo Balfar, Antonio de Paula Barbara. O secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, adiantou que a empresa Balfar analisou os incentivos oferecidos pelo Governo do Tocantins, por meio do trabalho desenvolvido pela Semarh com a Política Estadual de Incentivo à Geração e ao Uso da Energia Solar (Pró-Solar).
Outro avanço na área, segundo o gestor estadual, Leonardo Cintra, são os indicadores do Atlas Solarimétrico do Tocantins, lançado no segundo semestre de 2018, que informam precisamente o nível de radiação solar em todo o território estadual. “O Tocantins tem um enorme potencial para desenvolver e aproveitar a energia solar fotovoltaica, contribuindo com o meio ambiente, mas também aproveitando como uma tecnologia que vem trazer não só energia elétrica, mas toda essa capacidade para a geração de empregos, novas oportunidades de negócio e investimentos para diversificar a matriz elétrica do Tocantins”, afirma.
Atualmente, o Governo do Estado do Tocantins, conforme ressalta Cintra, já concede benefícios fiscais para o desenvolvimento da cadeia produtiva da energia solar, dentre eles a Isenção do ICMS (alíquota de 18%), até 2021, na compra de equipamentos, componentes e materiais para a instalação de sistema de energia solar, de empresas sediadas no Estado do Tocantins.
Conforme o Grupo Jorima, parceiro da Balfar Solar no Tocantins, o Estado possui maiores condições de competitividade para o investimento, pois tem grande incidência de raios solares, além de incentivos fiscais, poder de diálogo entre o setor privado e público e infraestrutura. Os módulos fotovoltaicos são instrumentos utilizados para transmutar energia solar em elétrica, a empresa estima que o empreendimento deve gerar em torno de mil empregos entre diretos e indiretos.
Balfar Solar
No Brasil, a empresa Balfar Solar é pioneira na fabricação própria de painéis fotovoltaicos e estruturas de fixação para telhados de cerâmica, zinco, laje, estruturas de solo e garagens solares. Além da fabricação de painéis e estruturas, possui ainda portfólio completo de produtos e acessórios para montagem, instalação e manutenção dos sistemas geradores fotovoltaicos residenciais e comerciais. (Assessoria/Governo do Tocantins)
Posts recentes
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
- IEL divulga mais de 50 vagas de estágio remunerado em 5 municípios do Tocantins
- Reconhecida pela ONU, Prefeitura de Araguaína já prestou assistência para 140 imigrantes e compartilhou as boas práticas com outras cidades
- Vagas gratuitas: Escola SESI de Araguaína oferece matrículas para EJA EAD Profissionalizante
- Inteligência Artificial: entre o bem e o mal
Categorias