A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) inaugura, em maio, duas sedes próprias da Instituição, uma em Natividade e outra em Colméia, construídas com recursos de emendas parlamentares federais e conforme o projeto Econúcleos do Tocantins. A inauguração da sede própria da Defensoria Pública em Natividade será realizada no próximo dia 5. Já a inauguração em Colméia será em 31 de maio.
Com os novos prédios, a Defensoria Pública substitui imóveis alugados no interior do Estado por sedes próprias, os Econúcleos. Essas unidades são um marco histórico nas obras públicas no Tocantins por representarem economia de recursos públicos desde a implantação até a manutenção de cada unidade; e por serem construções de baixo impacto ambiental, utilizando contêineres na estrutura para os espaços internos e energia solar em toda a unidade de atendimento.
Em Natividade, o Econúcleo conta com emenda parlamentar do deputado federal Vicentinho Junior. Já em Colmeia, o recurso foi destinado em 2021/2022 pela então deputada federal e hoje senadora Professora Dorinha. Em ambos os casos o Projeto contou com o apoio das Prefeituras e Câmaras Municipais.
As entregas dos Econúcleos fazem parte da programação comemorativa da DPE-TO em referência ao Dia Nacional da Defensoria Pública e ao Dia de Defensoras e Defensores Públicos, Servidoras e Servidores da Instituição, data esta celebrada a cada 19 de maio.
Econúcleos
O Tocantins terá outros nove Econúcleos, totalizando 11 unidades próprias da Defensoria Pública. Um projeto inovador que se tornou realidade com o apoio de Prefeituras e Câmaras Municipais e pela parceria com a bancada federal do Tocantins em 2021/2022, que destinou emendas que somam cerca de R$ 5,7 milhões destinadas, naquele ano, pelas deputadas Dulce Miranda e Professora Dorinha; pelos deputados Tiago Dimas, Eli Borges, Osires Damaso e Vicentinho Junior; e pelo senador Eduardo Gomes.
Além de Natividade e Colméia, os Econúcleos já estão definidos para os seguintes municípios: Augustinópolis, Ananás, Wanderlândia, Goiatins, Novo Acordo e Taguatinga.
Fonte: Cléo Oliveira / Comunicação DPE-TO
Posts mais recentes
Categorias