Para promover o segundo estágio de criação de alevinos nas pequenas bacias do Projeto Barraginhas, no municípiode Almas, serão doados 13 mil alevinos para 80 famílias beneficiárias. A iniciativa, que terá início no próximo dia 29, quinta-feira, às 10 horas, na Fazenda Poço Dantas, é da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins).
Atualmente a Semarh executa a nova etapa do Projeto Barraginhas com a construção de 3.500 bacias em mais 17 municípios da região centro-sul do Tocantins, com investimento de R$ 3 milhõesdo Fundo Estadual de Recursos Hídricos. Na temporada anterior, o Projeto beneficiou também 17 cidades tocantinenses da região sudeste do estado,considerada semiárida, com recursos aplicados também do Fundo Estadual de Recursos Hídricos.
O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Leonardo Cintra, destaca que as parcerias firmadas desta vez vão possibilitar uma doação maior de alevinos. “O Projeto Barraginhas foi planejado para diminuir a longo prazo as consequências da seca na zona rural,porém utilizar as bacias para criação de peixes é uma possibilidade a mais para o pequeno agricultor”, explica o secretário. Cintra reforça que o Projeto se destaca por atuar tanto na questão ambiental como social.
Desta vez, a ação conta comparcerias do Projeto Pirapitinga, Fazenda São Paulo e Fazenda Água Benta, todas localizadas no município de Almas.
INVESTIMENTOS
O Projeto Barraginhas atende ademais aos parâmetros da Agenda de Desenvolvimento Sustentável (Pós-2015),agora chamada de Agenda 2030, que engloba um conjunto de programas, ações e diretrizes que orientarão os trabalhos das Nações Unidas e de seus países-membros rumo ao desenvolvimento sustentável.
Iniciado pela Semarh em abril de2016 o projeto atendeu 17 cidades tocantinenses após um ano em ação:Taguatinga, Ponte Alta do Bom Jesus, Taipas, Arraias, Novo Alegre, Combinado,Lavandeira, Aurora do Tocantins, Novo Jardim, Rio da Conceição, Dianópolis,Porto Alegre, Almas, Natividade, São Valério da Natividade, Santa Rosa do Tocantins e Chapada de Natividade – todas localizadas na região sudeste doTocantins, região semiárida.
Posts Recentes
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
- IEL divulga mais de 50 vagas de estágio remunerado em 5 municípios do Tocantins
- Reconhecida pela ONU, Prefeitura de Araguaína já prestou assistência para 140 imigrantes e compartilhou as boas práticas com outras cidades
- Vagas gratuitas: Escola SESI de Araguaína oferece matrículas para EJA EAD Profissionalizante
- Inteligência Artificial: entre o bem e o mal
Categorias