Dando continuidade ao redescobrimento do cerrado tocantinense com um olhar popular, o nosso blog trás um resgate sobre nossas origens geológicas, é por isso que dizem por ai que somos mais velhos do que pé de serra.
A região de Campos Lindos TO. nos parece que aconteceu um dos maiores desastres da natureza provocado pela da queda de um asteroide há milhões de anos. (destroços ainda visíveis na região) Você pode comprovar isso fazendo uma trilha na Serra da cangalha (detalhes: não se esqueça de arrumar um jumento com cangalha, Ops!) objetivando levar seus equipamentos e utensílios na expedição…Outra coisa, um amigo que possui uma fazenda próximo a cratera da serra, me disse que a noite pode se ouvir vozes e zunidos tristes do além, vá preparado para surpresas!!!
Serra da Cangalha – TO
Finalmente chegamos a Campos Lindos, onde fica o Parque Estadual da Serra da Cangalha, ainda em processo de criação. Este parque está sendo criado em função de um “astroblema”. Explico, para quem não sabe, astroblema é o nome técnico de uma cratera antiga e já parcialmente desgastada pela erosão, produzida pelo impacto de corpo celeste de grande dimensão (asteróide ou cometa). O termo vem do latim, significando uma cicatriz (blema) causada pela queda de um corpo celeste (astro). A cratera da Serra da Cangalha tem um diâmetro de doze quilômetros e ainda apresenta seu núcleo central soerguido.
Astroblema na Serra da Cangalha, Campos Lindos, TO.
Chegamos em Campos Lindos pela manhã e encontramos o Aírton, um gaúcho radicado em Campos Lindos e secretário municipal do meio ambiente. Ele apresentou o nosso guia, Raimundo. Combinamos a saída para a Cangalha para o início da tarde. Quando fui pegar o equipamento no carro verifiquei que havia acontecido um pequeno desastre. O galão de água de vinte litros que havíamos comprado caiu e molhou as mochilas do equipamento fotográfico. Por sorte não estragou nada mas a pochete de cintura ficou encharcada. Isso atrasou um pouco a nossa saída mas as três da tarde chegamos na serra. A serra chama-se Cangalha por que a cratera é circular mas tem uma falha por onde entramos no interior dela, e por isso lembra uma cangalha. Subimos no topo da encosta a nossa direita e conseguimos visualizar o contorno da serra…
Impacto!!!
Posts recentes
- DPagra participa de reuniões no Incra para tratar de ações de reforma agrária no Tocantins
- IEL divulga mais de 50 vagas de estágio remunerado em 5 municípios do Tocantins
- Reconhecida pela ONU, Prefeitura de Araguaína já prestou assistência para 140 imigrantes e compartilhou as boas práticas com outras cidades
- Vagas gratuitas: Escola SESI de Araguaína oferece matrículas para EJA EAD Profissionalizante
- Inteligência Artificial: entre o bem e o mal
Categorias