
Na manhã da última terça-feira (02/03), foi aprovado, no Plenário da Câmara Municipal de Araguaína, o Projeto de Lei Complementar n° 003/2021 que dispõe sobre a fixação do piso salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias. O referido Projeto foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares.
SESSÃO ORDINÁRIA DO DIA 09 DE MARÇO DE 2021
O Projeto de Lei é de iniciativa do Chefe do Executivo Municipal, que, na mensagem de justificativa, ressaltou a necessidade de se “estabelecer o piso salarial para os referidos profissionais, visando dar eficácia ao comando da norma nacional e a inserção de seus efeitos no ordenamento jurídico municipal, através de normatização própria, sendo certo que a medida representa uma grande conquista para a respectiva categoria profissional”.
O piso nacional salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias é fixado no valor de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais). Contudo, ressalta-se que são os municípios que devem fixar, através de Leis Municipais, o valor da remuneração dos referidos cargos, que não poderá ser inferior ao piso salarial previsto na norma nacional. Assim, o Projeto de Lei aprovado visa, tão somente, ratificar e assegurar, no âmbito local, a aplicação da norma federal.
Para cumprir o caráter de urgência e relevância dado ao referido Projeto, o Presidente da Câmara Municipal, vereador Gideon da Silva Soares, convocou Sessão Extraordinária (sem remuneração) para que o projeto pudesse ser aprovado e sancionado pelo Prefeito Municipal o quanto antes, passando os Agentes Comunitário de Saúde e Combate a Endemias a receberem os valores estipulados na nova lei.
O Projeto já foi transformado em Autógrafo de Lei e encaminhado ao Prefeito Municipal para sanção
Posts recentes
- Araguaína: cerca de 10 mil imóveis podem ter direito à isenção de IPTU e 5,9 mil casas à tarifa social de energia elétrica
- BNDES e Governo do Pará anunciam força-tarefa e pacote de R$ 5 bi para a COP30, em Belém
- Comitiva do Poder Legislativo é destaque na 33ª Cavalgada de Araguaína
- 1º Fórum das Águas de Araguaína será no dia 5 de junho
- BANCO DA AMAZÔNIA OFERECE LINHAS DE CRÉDITO NA 55ª EXPOARA 2023
- Econúcleo: Defensoria Pública inaugura nesta sexta-feira, 2, sede própria da Instituição em Colméia
- Semana do Meio Ambiente de Araguaína terá foco na preservação e cuidados com a água
- Meio Ambiente e instituições parceiras realizam mais uma etapa de preparação da oficina de REDD+
- Marcus Marcelo solicita criação de cargo para profissionais de apoio a alunos com deficiência
Categorias

Instagram @rybalima