Objetivo da ação é orientar a comunidade e os operadores de turismo locais sobre as mudanças no licenciamento ambiental

Uma equipe técnica do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) está visitando os atrativos turísticos das Serras Gerais, nos municípios de Rio da Conceição, Almas, Taguatinga, Aurora do Tocantins e Arraias. As visitas tiveram início na última segunda-feira, 8, e seguem até hoje, sexta-feira, 12.

O objetivo da ação é orientar a comunidade e os operadores de turismo locais sobre as mudanças no licenciamento ambiental para esse tipo de empreendimento e também receber demandas das comunidades e empreendedores que necessitam do auxílio do órgão ambiental.

Segundo a gerente de Suporte de Desenvolvimento Socioeconômico do Naturatins, Vanessa Braz, o trabalho está sendo realizado por meio das diretorias de Gestão e Regularização Ambiental e de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Instituto, bem como do escritório regional de Dianópolis. “Essa ação é uma forma de o órgão estreitar relação com a comunidade, fortalecendo sua atuação na preservação e conservação do meio ambiente, além de diminuir a possibilidade de possíveis passivos ambientais”, explica.

A gerente ressalta que o trabalho dos técnicos também visa esclarecer à comunidade, que o Naturatins não é só um órgão fiscalizador e punitivo. “O Naturatins é, especialmente, parceiro, tanto no desenvolvimento socioeconômico do Tocantins, quanto no que tange a preservação/conservação do bioma Cerrado”, conclui.

A analista de licenciamento ambiental de Dianópolis, Fernanda Tainã Castro, explica que as visitas têm, ainda, a pretensão de conscientizar os empreendedores desses municípios que querem explorar o turismo como atividade econômica para a importância da preservação. “Temos ciência de que um dos vieses de crescimento econômico do Tocantins é o turismo, e o ecoturismo tem atraído cada vez mais pessoas para visitação e contemplação da natureza”, afirma.

A conservação, segundo Fernanda Tainã, é o fator que atrai o turista que gosta da natureza.  “Ninguém sai de um grande centro para vir para o Tocantins e encontrar poluição sonora e degradação; as pessoas querem ter uma vivência especial, querem avistar animais silvestres, querem um cenário bem natural, conservado, querem ouvir o som dos pássaros”, reforça.

Para a analista de Dianópolis, isso só será possível através da conscientização ambiental, que é o trabalho que a equipe do Naturatins está fazendo diretamente com os empreendedores e as comunidades dos municípios visitados. “Queremos que esses empreendedores apresentem bons projetos para realizar um trabalho lucrativo, mas, acima de tudo sustentável”, encerra.

A equipe técnica do Naturatins que está realizando as visitas também é composta pelas analistas de licenciamento ambiental de Palmas Larissa Uchôa e Denise Martins.

Levantamento turístico está sendo realizado nos município de Rio da Conceição, Almas, Taguatinga, Aurora do Tocantins e Arraias – Naturatins/Governo do Tocantins

Fonte: Wanja Nóbrega/Secom/TO. – Edição: Luiz Melchiades

Capar imagem: Ação realizada por técnicos do Naturatins leva informação ao operadores de turismo das Serras Gerais – Foto: Naturatins/Governo do Tocantins

Posts mais recentes

Categorias

https://selo144.wordpress.com

Aciara AL-TO Araguaina Araguaína-TO. Bolsonaro Brasil Campanha Cerrado Cidadania CPT Cultura Câmara de Araguaína-TO. Célio Moura Célio Moura 1303 Célio Moura PT?TO Democracia Dep. fed. Célio Moura direitos humanos DPE-TO eleições Fieto-TO indígênas Lula Livre Meio ambiente Meio ambiente Tocantins MPE-TO. Naturatins palmas Paulo Mourão 131 política Porto Nacional Prefeito WR/Araguaína Prefeitura de Araguaína PT PT Tocantins Seminário Sesc-TO Sisepe-TO. Sustentabilidade Sáude TO. Tocantins Turismo Unitpac Via Lago

By Editor

Webjornalista & blogueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons